Por que não se pode entrar na água após comer?

entrar-na-agua-depois-de-comerQuando crianças, escutamos e carregamos conosco alguns ensinamentos que nossos pais ou outros parentes nos passam. Muitos deles, aliás, levamos conosco durante toda a vida. No entanto, depois que crescemos, começamos a questionar algumas dessas lições, pois não há nada que possa nos comprovar se o tal ditado ou ensinamento realmente faz sentido. E um deles é o de que não se pode entrar na água após comer. E, confessemos: quem nunca ouviu isso por aí e se perguntou se é, de fato, verdade? Bem, nós fomos desvendar o mistério para você.

E já que você deve estar morrendo de curiosidade, vamos responder logo de cara: não. O simples fato de entrar na água depois de comer não causa cólicas ou qualquer coisa do gênero. Pelo menos, não há estudos que provem a teoria ou estipulações de órgãos especializados. Portanto, esperar uma hora antes de entrar na água após comer não passa de um mito.

Agora, o que se deve evitar completamente após uma refeição é praticar exercícios físicos intensos. Dentre eles, a natação. Isso porque, para auxiliar na digestão, uma parte da circulação sanguínea é enviada para a região da barriga. Logo, praticar atividades físicas de alta intensidade poderia prejudicar a digestão e causar mal-estar.

 

Leia mais sobre bem-estar

 

Então, a partir de agora, você já sabe. Comeu e quer simplesmente entrar na água? Tudo bem! Comeu e quer nadar? Não! Aguente firme, espere de uma a duas horas e depois pratique a atividade física que você quiser.