Por que o homem não tem celulite?

_anticelulite_celulite_plano_de_saude

As temidas celulites são, na verdade, denominações populares para depósitos de gordura e tecido fibroso que causam irregularidades na pele. Não é, de forma alguma, doença, e, sim, uma maneira natural do organismo armazenar gordura. É encontrada, principalmente, nas coxas, bumbum e barriga. Tanto de mulheres quanto de homens. Sim, homens também possuem, ao contrário do que muitos pensam.

No entanto, segundo estudo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, apenas 20% dos homens sofrem com as marcas da celulite. Com as mulheres, por outro lado, este índice sobe consideravelmente. Cerca de 99% das mulheres apresentam celulite após os 30 anos.

Esta notável diferença se dá devido a duas razões. Ambas relacionadas aos hormônios. As mulheres produzem estrogênio e, por isso, retém mais líquido, o que causa uma variação de peso maior. Isso considerando que a celulite nada mais é do que excesso de gordura.

Já a outra causa está ligada a distribuição de gordura no corpo, que varia de homens para mulheres. Os homens, por produzirem testosterona, tem sua gordura retida na barriga, enquanto as mulheres retêm sua gordura nas coxas e bumbum. E, por baixo destas áreas, os músculos são mais fortes. Logo, quando contraídos, a evidência das celulites é maior. Ao contrário da barriga, em que a musculatura é fraca.