Postura saudável exige mudança de hábitos

postura-saudavelA postura é uma dessas coisas com as quais quase nunca nos preocupamos, não é mesmo? No entanto, basta alguém falar no assunto e muita gente imediatamente se ajeita nas cadeiras.

Policiar a própria postura é muito difícil e exige mudança de hábitos constantes. E como hábitos são muito difíceis de mudar, separamos algumas dicas para você adotar ao longo do seu dia para manter a coluna saudável.

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Movimente-se um pouco pelo menos uma hora por dia. Mesmo se o seu dia de trabalho estiver cheio de afazeres, procure levantar e caminhar por alguns minutos. Para somar ainda mais tempo de caminhada na sua rotina, faça o café, vá ao banheiro e encha seu copo no bebedouro em vez de manter uma garrafa ao seu lado.

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FORTALEÇA OS MÚSCULOS

Nosso corpo é muito inteligente e se você treiná-lo de forma adequada na hora da malhação ele ficará mais forte não apenas para aguentar as posturas erradas, mas também para fazer com que os músculos se posicionem de modo correto quando você estiver sentado/deitado.

ALONGUE-SE

Há vários alongamentos que você pode fazer sentado na sua própria mesa de trabalho. Um simples alongamento na panturrilha, por exemplo, já trará mais alívio para o seu corpo. Ainda assim, procure alongar-se antes de sair de casa para trabalhar todas as manhãs. Seu rendimento e disposição vão melhorar muito e sua postura também!

SENTE-SE DIREITO

Uma das mais difíceis, né? No trabalho, apoie a região lombar na cadeira, que, por sua vez, deve estar a uma altura que permita a flexão de 90° do quadril e do joelho. Certifique-se que os antebraços estão apoiados na cadeira ou na mesa e nunca os deixe suspensos. Em casa, vale lembrar que a região lombar deve estar encostada, sem escorregar para baixo ou deitar para ver televisão.

DURMA DE LADO

A melhor maneira de dormir para não prejudicar a postura corporal é de lado, com um travesseiro entre as pernas. Vale também de barriga para cima, com um travesseiro posicionado abaixo do joelho.

Veja alguns exemplos de posturas erradas durante algumas atividades rotineiras:

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Principais tipos de desvios posturais

Hipercifose: é o aumento anormal da concavidade da curva torácica da coluna vertebral, o que torna os extensores de tronco alongados, causa a redução da mobilidade da coluna torácica e retrai a cadeia anterior, diminuindo a expansibilidade torácica.

Escoliose: é responsável por promover um encurvamento da coluna vertebral no meio ou nos lados.

Hiperlordose: consiste na acentuação da curvatura lombar, popularmente conhecida como “bumbum arrebitado”. Esse aumento excessivo da convexidade da coluna vertebral normal pode causar dores, especialmente, durante atividades que exijam grande esforço ou movimentos repetitivos.

Alguns exemplos de posturas anormais:

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