Preparo de comidas no micro-ondas

Preparo de comidas no micro-ondas

Você é daqueles que se pergunta se o preparo de comida no micro-ondas pode alterar a textura ou o gosto dos alimentos? Pois bem, uma pesquisa americana revelou que alguns alimentos podem manter mais os nutrientes quando preparados no aparelho.

Ao fazer o cozimento no micro-ondas, a batata, o brócolis, a couve-flor, o milho e a ervilha ficam mais nutritivos, isso porque há maior retenção das vitaminas C e B6, do cálcio e do magnésio, em comparação com o preparo no fogão. Uma das explicações é que quanto mais demora pra cozinhar, mais se perde vitaminas.

Além disso, as vitaminas são solúveis, portanto, quanto mais se utilizar água no preparo, maior a perda de nutrientes. No equipamento elétrico, a quantidade de água necessária ao preparo é menor, já que as ondas eletromagnéticas estimulam a vibração das próprias moléculas de água do alimento.

Um estudo semelhante foi feito na Austrália e chegou à conclusão de que carnes cozidas no micro-ondas apresentam maior quantidade de vitamina A, quando comparadas às feitas no forno convencional.

Outra dica para preparar comida no micro-ondas é atentar para o recipiente utilizado, os mais indicados são os de vidro. E sempre perfure com um garfo alimentos com casca ou pele (tomate, pimentão, salsicha) para não correr o risco de explodirem. E agora, vai deixar de lado o preconceito com o equipamento de preparo rápido?

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