Previna-se contra o estresse vivendo com plenitude

previna-se-contra-o-estresseA correria do dia a dia deixa a vida de todo mundo agitada e estressante, não é mesmo? Mas mesmo diante de tantas responsabilidades e afazeres, é possível manter nossa mente e nosso corpo longe do estresse. É na alimentação, no lazer e nos exercícios físicos que encontramos elementos que nos ajudam a desestressar.

Alimentação

Os carboidratos complexos, como cereais e massas integrais, aumentam a produção de serotonina e ajudam a relaxar. Os alimentos doces, como o chocolate, abrem caminho para o triptofano, aminoácido que também produz a serotonina. Outros alimentos como cebola, alimentos ricos em fibras, hortaliças, frutas, arroz, feijão, proteínas de origem animal, ômega 3, castanhas e sementes completam uma dieta rica em alimentos que combatem o estresse.

Exercícios

Os exercícios aeróbicos liberam endorfina, causando uma sensação de prazer. Além disso, os alongamentos ajudam a prevenir lesões e deixam o corpo e a mente muito mais estimulados para um dia de trabalho, contribuindo para o bom humor. Os esportes, além de serem aeróbicos, saciam um prazer relacionado ao lazer. Ou seja, praticar esportes também é desestressante.

Lazer

De nada adianta estar em forma, com a saúde em dia, a dieta perfeita e o corpo repleto de nutrientes se não houver tempo para fazer o que se gosta e com quem se gosta. Do esporte à reunião de amigos e o consumo de entretenimento, o lazer deve ser constantemente saciado, gerando prazer na vida e fazendo com que nos protejamos do estresse.