Quanto de sal por dia?

Quanto de sal por dia?

Quanto de sal por dia você ingere? Sabia que uma pessoa que consome muito sal tem mais chances de desenvolver pressão alta, doenças cardíacas e derrames?

Por conta desses perigos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou no final de janeiro novas orientações referentes ao consumo de sal por dia. Os adultos devem ingerir apenas 2 gramas de sódio por dia (5 gramas de sal), o que equivale a uma colher de chá (aquela que usamos para comer iogurtes) rasa. Essa regra é válida também para crianças acima de 2 anos.

O sal de cozinha é composto por átomos de cloro e átomos de sódio. Os cristais de cloreto de sódio contêm 39.337% de sódio e 60,663% de cloro, segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.

Para consumir apenas a necessidade diária de sódio, é preciso mudar alguns hábitos, como, por exemplo, tirar o saleiro da mesa na hora das refeições. Outra dica é trocar o sal por outros tipos de temperos encontrados no mercado, tais como alho, cebola, cebolinha, orégano, manjericão, louro, coentro, pimenta, salsa e outros.

Veja também: Pesquisa: fast food faz mal à saúde e aumenta risco de asma

Outra forma de controlar quanto de sal você deve consumir por dia é ficar de olho no rótulo dos alimentos. Cada 100 mg de pão francês, por exemplo, tem 2 mil mg de sódio, quantidada igual à presente em 700 mg de batatinha, 463 mg de bolo pronto e 1.220 mg de biscoito salgado.

A OMS também divulgou que devemos ingerir apenas 3,51 gm de potássio por dia. O potássio, segundo Osvaldo Kohlmann, professor da Unifesp, ajuda a promover a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo.

Seguir essa a indicação da OMS – adequar seu consumo de sal por dia e de potássio – fará um bem danado à saude. Compartilhe este texto e mais saúde para você!