Quanto de saliva produzimos por dia?

saliva

Você sabe quanto de saliva produzimos por dia? De acordo com a literatura médica, entre um e dois litros. É uma garrafinha de refrigerante. As responsáveis por todo esse líquido diário são as glândulas salivares, localizadas na parte interna de nossas bochechas.

Durante um ano, você produz cerca de 550 litros de saliva. Em 74,9 anos (expectativa do brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE), isso dá pouco mais de 41 mil litros. Daria para encher uma piscina.

A produção de saliva pode aumentar um pouco mais quando colocamos algum alimento na boca ou sentimos vontade de comê-lo (“fiquei com água na boca”). Quando vemos ou cheiramos algo que gostamos, estimulamos o nervo vago, que diz para o cérebro “ei, Sr. Cérebro, produza saliva”.

A saliva protege a cavidade bucal e é capaz de misturar/transformar os alimentos em “massas” mais digeríveis.  Além disso, tem a função de controlar a água no organismo. Como assim? Quando você com sede, sua boca não fica seca? É isso. A saliva mostra que você precisa ingerir água.

Veja também: Dieta ou exercício físico?