Quinoa: o cereal mais poderoso do mundo

quinoa-o-cereal-mais-poderoso-do-mundoA quinoa é um cereal que possui o dobro de proteínas dos cereais convencionais e que é utilizado como base das receitas produzidas pela NASA. O cereal é tão nutritivo e importante, que foi tema de congresso internacional da ONU e recebeu até mesmo uma condecoração: O dia Internacional da Quinoa.

Mas, afinal, por que esse cereal é tão importante?

Bom, além do dobro de proteínas que a quinoa contém comparado aos outros cereais, ela também está recheada de gorduras boas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim no sangue. Amido, cálcio, ômega 3 e 6, fósforo e vitaminas B, C e D completam a lista de nutrientes do cereal.

Isso quer dizer que o quinoa ajuda a perder peso, ganhar massa muscular e pode substituir o feijão, já que possui muito mais ferro do que o vegetal.  Estudos recentes Food and Agriculture Organization (FAO) e do Departamento de Nutrição da Universidade de São Paulo, também comprovaram a eficácia do cereal no combate à osteoporose, ao câncer de mama, doenças cardíacas e distúrbios femininos durante a menopausa, porque contém fitoestrógenos.

A quinoa está tão famosa que a sua produção está encontrando dificuldades para atender à atual demanda. No Brasil, o cereal pode ser encontrado em mercados, na forma de pó, e também na forma de grãos, em lojas especializadas. Em ambos os casos, não há nenhuma perda das propriedades na formulação do produto.