Saiba o que é e como se caracteriza a menopausa

clinipam-plano-de-saude-menopausa
Sem delongas, a menopausa nada mais é do que a última menstruação de uma mulher. Ocorre durante um período denominado climatério, que caracteriza a transição da fase reprodutiva para a fase pós-menopausa. Tal transição se inicia por volta dos 40 anos de idade, quando a mulher começa a apresentar ciclos menstruais irregulares até que eles acabem definitivamente, por volta dos 50 anos, geralmente.

E é fato: todas as mulheres chegarão à menopausa. Isso porque, embora algumas demonstrem mais os sinais e os sintomas desta fase do que outras, a insuficiência ovarina — que é seguida da escassez dos folículos que formam o patrimônio genético feminino e, consequentemente, das diminuições dos níveis hormonais — é inevitável.

E essa diminuição dos hormônios femininos no corpo afeta diversas áreas do organismo, criando sintomas e consequências chamadas de síndrome climatérica ou menopausal. São eles: ondas de calor, transpiração excessiva, osteoporose, tonturas, depressão, facilidade em se irritar, diminuição dos seios, entre outros.

A menopausa só é diagnosticada após o período de 12 meses sem menstruação, revela o ginecologista Aarão Mendes Pinto em entrevista ao Bem Estar. Ele completa dizendo que a fase é algo natural da vida e do ciclo biológico da mulher e, por isso, não há motivos para se temer ou se envergonhar. Porém, para se evitar alguns dos sintomas descritos acima, procure um médico.