Saiba o que é o autismo (Dia da Conscientização do Autismo)

clinipam-plano-de-saude-autismo
Autismo é o termo utilizado para definir um grupo de transtornos de desenvolvimento. São eles: dificuldade para se relacionar socialmente, mau domínio da linguagem para comunicação e comportamento restritivo e isolado. Isso acontece porque a condição afeta o desenvolvimento do cérebro e sua capacidade em relação às habilidades sociais e comunicativas.

Tais transtornos são chamados de Transtornos do Espectro Autista (TEA) e compreendem outras duas condições além do autismo: a síndrome de Asperger e o transtorno global de desenvolvimento. No primeiro caso, há todas as características do autismo, porém, ocorre o desenvolvimento normal da linguagem. No segundo cenário, ainda não há especificações.

Embora as causas do autismo ainda sejam um mistério, algumas teorias propõem repostas para tal pergunta. Relação com a dieta, contaminação por mercúrio, incapacidade do corpo de utilizar vitaminas e minerais e sensibilidade às vacinas são alguns exemplos. Fatores genéticos, todavia, parecem ser a causa mais plausível, uma vez que, de acordo com estudos, foi observado que as características do autismo se fazem presentes em famílias onde já houve algum caso da doença.

De acordo com um relatório publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, o autismo afeta de 3 a 4 vezes mais meninos do que meninas. Os sintomas variam de acordo com o estágio da doença. Portanto, caso seu filho, parente ou alguém próximo apresente as características citadas acima, procure um médico para mais orientações.