Saiba o que é tendinite

clinipam-plano-de-saude-tendinite
A tendinite caracteriza-se por uma lesão, inflamação e inchaço da estrutura fibrosa conhecida como tendão, responsável por unir os músculos aos ossos. Geralmente, surge devido à repetição excessiva de determinado movimento ou tarefa (LER – Lesão por Esforço Repetitivo). Porém, também pode ocorrer em decorrência de infecções, doenças reumatológicas, do sistema imunológico, distúrbios metabólicos, entre outros fatores.

A tendinite pode aparecer em qualquer um dos tendões, porém, a condição se faz mais presente no calcanhar, no cotovelo, no pulso e no ombro. Seus principais sintomais são a dor e a sensibilidade exagerada no tendão, que pode ocorrer mais durante à noite e piorar com movimentos mais bruscos e atividades que exijam maior esforço. Além disso, o envelhecimento é outro fator que pode contribuir para que a doença se intensifique.

Para amenizar as dores e a inflamação, é necessário, antes de tudo, consultar um médico. É muito provável, todavia, que ele lhe recomende repouso e pouco uso dos tendões afetados. Para tanto, o uso de uma tala pode ajudar. Medicamentos anti-inflamatórios e injeções também são possíveis opções para combater a condição. Se a doença já estiver em um nível alto, no entanto, será necessário realizar fisioterapia.

Quanto à prevenção, o segredo é evitar esforços repetitivos, se exercitar para manter os músculos fortes e bem flexíveis e alongar-se, aquecendo os músculos antes de qualquer atividade intensa.