Saiba o que é transtorno bipolar

clinipam-plano-de-saude-transtorno-bipolar
Os transtornos bipolares são doenças psiquiátricas caracterizadas pelas mudanças drásticas de humor, variando entre ápices de bom humor e irritação, felicidade (mania) e depressão. De acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), 4% da população adulta sofre com esse mal. No Brasil, a doença atinge 6 milhões de pessoas.

Tais oscilações provocadas pela condição podem ocorrer de forma rápida, porém, não duram muito, explica a presidente da ABTB, Ângela Scippa, em entrevista ao Bem-estar. Segundo ela, os quadros depressivos duram por volta de 15 dias, as manias estendem-se por cerca de uma semana e a hipomania (euforia leve) dura, mais ou menos, quatro dias.

Geralmente, a doença inicia-se entre os 15 e 25 anos, e ainda possui causas desconhecidas. Porém, é mais recorrente em pessoas cujos familiares também apresentem sinais bipolares. O que dá a entender que a hereditariedade é um importante fator a ser considerado na busca pela compreensão da origem do transtorno bipolar.

Outros sintomas como alteração de energia, insônia, bulimia, dificuldade de concentração e falta de memória também podem fazer parte do quadro de quem tem transtorno bipolar. E, muitas vezes, a doença vem acompanhada de outras condições, como problemas cardiovasculares e distúrbios psiquiátricos.

O diagnóstico do transtorno bipolar é feito por meio de exames e análise do histórico de doenças da família. No caso de ser diagnosticado com a doença, o indivíduo deve procurar ajuda o quanto antes. Por meio de medicamentos, é possível controlar a condição e levar uma vida normal.