Saiba por que dói mais se machucar durante o frio

clinipam-plano-de-saude-machucar-frio
Lá está você, feliz da vida, andando pela casa, quando, de repente, bate o dedinho do pé em uma das pernas da mesa ou da cadeira. As reações para esta situação variam: xingamentos, gritos, suspiros e por aí vai. No entanto, uma coisa não muda: no frio, a dor que uma situação como essa gera parece maior!

E a pior parte é que essa questão continua sem resposta. Depois de pesquisarmos, a explicação mais próxima que conseguimos encontrar é: no frio, a contração dos músculos e vasos sanguíneos acentua a terrível dor.

Todavia, existem outras hipóteses, como explica o neurologista Rodrigo Schultz, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em entrevista à Revista Mundo Estranho. Segundo ele, o frio não afeta diretamente na intensidade da dor. “Há uma redução do calibre dos vasos sanguíneos ocasionada pelo frio e, consequentemente, um distúrbio circulatório”, explica. E isso, portanto, provoca uma contração muscular maior, o que pioraria a sensação de dor.

Outra hipótese é a de que o tempo frio deixa os receptores livres mais sensíveis, que são os terminais nervosos que transmitem ao cérebro a sensação de dor. Mas independentemente do motivo, a dor acentuada está e sempre estará lá. Portanto, nossa recomendação é: está frio? Então redobre o cuidado!