Saiba por que não conseguimos provocar cócegas em nós mesmos

clinipam-plano-de-saude-cocegas
Certamente, há um ou mais pontos em seu corpo que lhe provocam as tão desconfortáveis e divertidas cócegas. Mas, independentemente de você amá-las ou odiá-las, há uma pergunta que não quer calar e que a maioria das pessoas já deve ter se feito: por que não consigo fazer cócegas em mim mesmo? Bem, nós fomos atrás da resposta.

É bem simples, na verdade. Você não consegue fazer cócegas em si mesmo porque o cérebro reage de forma diferente a um autoestímulo. Isso porque ele é capaz de prever as consequências das ações que provocamos em nós mesmos. Logo, você não sentirá os efeitos das cócegas se for você quem as estiver fazendo.

O contrário acontece quando outra pessoa é quem está as praticando em nós. E não adianta você saber que o outro está prestes a lhe fazer cócegas, você sentirá o pânico e a aflição que elas geram da mesma forma. De acordo com pesquisadores suecos, do Instituto Karolinska (Estocolmo), o momento que antecipa as cócegas desperta as mesmas regiões que o ato em si. Tais regiões são o córtex sensorial primário e secundário. Portanto, sentimos muito em lhe contar, mas não há como escapar.

Mas, se pararmos para pensar, para que gostaríamos de fazer cócegas em nós mesmos, não é? Já basta a ansiedade e os ataques de risos que passamos devido aos demais que ousam nos honrar com tal ato.