Saiba por que surgem manchas roxas na pele quando batemos em algo

clinipam-plano-de-saude-manchas-rocxas-pele
Por esta, todo mundo já passou. E, se ainda não passou, certamente vai. Estamos falando daquelas incômodas e não belas manchas roxas que formam-se em nossa pele cada vez que nos machucamos. Mas, você sabe por que isso acontece? Bem, nós vamos lhe contar no post de hoje.

De acordo com o médico intensivista Marco Antônio Aquino, em entrevista ao portal Terra, o hematoma roxo que vemos surge do extravasamento de sangue dos vasos, causado pelo impacto da batida. A duração desse hematoma depende da intensidade do sangramento e da lesão. Segundo Aquino, em tecidos resistentes, o roxo pode permanecer por até uma semana. Quanto mais clara a pele e mais frouxo o tecido, maior é o hematoma.

Para amenizar esse mal, coloque gelo logo após a batida, pois isso vai causar uma vasoconstrição na pele (diminuição do vaso), devido à ação do frio.

A ação das hemácias são o que deixa o hematoma com a coloração roxa. Conforme o organismo os cicatriza, as colorações vão variando entre verde e amarelo até, finalmente, desaparecer.

Mas, se você quiser evitar os tais roxos na pele, seja cuidadoso e fique atento. Prevenir é o melhor remédio.