Sintomas da conjuntivite

Sintomas da conjuntivite

A conjuntivite – inflamação da membrana do globo ocular – adora o mês de junho para se propagar por aí. Isso porque no inverno as pessoas tendem a ficar mais juntinhas como, por exemplo, no ônibus e em shoppings. Hoje, aqui no blog da Clinipam, vamos falar sobre os sintomas da conjuntivite, como ela ocorre e dar dicas de como se proteger contra ela.

“A conjuntivite é qualquer causa que leva o olho a ficar vermelho”, diz Amilton Moreira, oftalmologista da Rede Clinipam. Segundo dele, existem três tipos: a conjuntivite alérgica, a bacteriana e a viral.

A alérgica é causada por poluição e substâncias alérgicas, como fumaça, maquiagem e pólen. Segundo Moreira, ela não é transmissível. Já a bacteriana e a viral são e precisam de tratamento médico.

Os principais sintomas da conjuntivite são os seguintes: olhos vermelhos e cheios de lágrimas; pálpebras bem inchadas; secreção; muita coceira e fotofobia – aquela dor que ocorre quando olhamos no sol. Além disso, a pessoa com conjuntivite sente como se houvesse areia nos olhos e a visão fica um pouco destorcida, meio borrada.

Prevenção contra conjuntivite

Para se proteger da conjuntivite, é ideal evitar as multidões. Lave muito bem as mãos e rosto, também. Procure não coçar tanto os olhos e não compartilhar toalhas, travesseiros e outros panos usados para higiene pessoal. Se tiver com conjuntivite, procure um médico.

Clinipam, mais saúde para você!

Veja também: Doenças de olhos