Tomar vacina da gripe deixa a gente gripado?

vacinadagriopeNão. Essa é uma pergunta muito frequente quando entramos no período de vacinação contra a gripe, que neste ano começou no dia 4 de maio e se estende até o dia 22 do mesmo mês.

É preciso compreender que a vacina oferecida pelo governo combate apenas o vírus Influenza dos tipos A, B e C, e contra eles a vacina é 100% eficaz. No entanto, existem outros vírus que podem causar gripe.

Ou seja, se a pessoa estiver com outro vírus já incubado ao tomar a vacina contra a Influenza, pode acabar gripando mesmo assim. Além disso, é possível que algum outro vírus acabe se alojando no organismo se a pessoa for submetida a muito frio ou estiver com a imunidade baixa.

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 40 milhões de brasileiros pertencentes ao grupo prioritário (crianças entre seis meses e cinco anos de idade, grávidas em qualquer período de gestação e idosos com 60 anos ou mais) devem ser vacinados até o dia 22 de maio.

Além deste grupo, pessoas com doenças crônicas, como diabetes e problemas no coração, também devem tomar um cuidado especial e garantir a vacina.

Já pessoas alérgicas a ovo e com doença febril aguda, de moderada a severa, devem adiar a vacina até o desaparecimento dos sintomas.

Mas lembre-se, a vacina é para todos e continua senso a melhor prevenção contra a gripe. Veja como se prevenir da gripe