TPM: causas e cuidados

tpm

A TPM, também conhecida como Síndrome pré-menstrual, é um assunto que interessa tanto às mulheres quanto aos homens. Isso porque ambos são afetados pelo “mal-estar” decorrente dela. Este “estado”, que atinge boa parte delas antes do ciclo menstrual, gera desconfortos físicos e psicológicos.

O incômodo durante o período menstrual acontece devido a uma alteração hormonal. A produção de estrógeno e a de progesterona, por exemplo, diminui bastante.

Ok, mas o que isso significa exatamente? A progesterona é um poderoso ansiolítico natural para as mulheres. Ela regula a ansiedade, a agressividade e o estresse. Como no período pré-menstrual ela tende a diminuir, então é normal que o público feminino fique um tanto mais “arisco”.

Mas é bom deixar claro que nem toda mulher sofre de TPM. Isso depende muito da característica genética de cada uma.

Sintomas da TPM

Os sintomas da TPM são divididos em dois grupos: os emocionais e os físicos.

Sintomas emocionais: dificuldade de concentração, sonolência, cansaço, depressão, ansiedade, fome em excesso ou falta de apetite, vontade de chorar, irritabilidade e insônia.

Sintomas físicos: acne, dor de cabeça, inchaço nas mamas, distensão gasosa, dores osteomusculares e aumento de peso.

Como aliviar os sintomas da TPM

Em geral, os sintomas da TPM podem aparecer de 15 a 2 dias antes do início da menstruação. Para amenizá-los, procure praticar exercícios aeróbicos, pois eles ajudam a descarregar a tensão e a ansiedade.

Procure não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas. Evite, também, o consumo de sal, pois ele aumenta o inchaço; e de café, pois a bebida causa ansiedade.

Outra dica — e esta é a mais importante — é evitar o excesso de açúcar. É praticamente um ritual feminino render-se ao doce durante a “depre” decorrente do ciclo menstrual. Isso porque o açúcar libera endorfina no organismo, o que dá ao organismo a sensação de alegria e bem-estar. No entanto, o excesso de doce engorda e pode gerar problemas mais graves à saúde, como a obesidade.

Como descobrir se tenho TPM

Se você é uma jovem garota que acabou de entrar na fase menstrual e quer descobrir se você tem TPM, uma dica é fazer o monitoramento: anote em um calendário os dias que surgirem tristeza, irritação, choro sem motivos, dor de cabeça, depressão e outros sintomas.

Se você perceber, depois de uns três meses fazendo anotações, que os sintomas ocorrem antes da menstruação, então você faz parte grande grupo de mulheres que sofrem de TPM.

O importante, em todo caso, é aprender a trabalhar com essa fase de oscilação de humor. Não permita que a tal da TPM sabote suas relações pessoais e profissionais. É fundamental ter autocontrole. Se surgir uma situação muito difícil de resolver no período, adie o assunto para depois da menstruação. 😀

Veja também: Dia Internacional da Mulher