Tudo sobre a asma

asma

Você sabe o que é a asma? Na entrevista abaixo, o pneumologista Fábio Marcelo Costa, que concedeu originalmente esta entrevista para à TV Clinipam, fala mais sobre a doença inflamatória. Confira abaixo!

O que é asma?
A asma é uma doença inflamatória das vias respiratórias. Essa inflamação dificulta a passagem do ar e causa obstrução. Vários são os estímulos para essa inflamação e para essa obstrução, entre eles as reações alérgicas.

Quais são os sintomas da asma?
Os principais sintomas da asma são a falta de ar e a tosse, que na maioria das vezes é uma tosse seca. A asma também apresenta dor torácica, que pode ser opressiva, e chio no peito. Esses sintomas aparecem na maioria das vezes em crises, mas pacientes mais graves podem ter sintomas de forma contínua.

O que pode desencadear crise alérgica de asma?
As crises alérgicas de asma ocorrem pela via respiratória e geralmente são causadas por pelos de animais, variação climática, cheiros forte e poeira. O cigarro é outro grande desencadeante de infecções respiratórias.

Qual é tratamento da asma?
O tratamento da asma se baseia em medicações inalatórias, sejam as inalações ou a popular bombinha. A bombinha é uma forma de administrar uma medicação. Assim como o dermatologista trata lesão de pele, os pneumologistas tratam a asma e doenças respiratórias com indicações inaladas.

A bombinha da asma vicia?
A bombinha não vicia. Ela é a melhor forma de nós administramos uma pequena quantidade de medicação suficiente para agir onde se precisa (vias respiratórias).

Natação ajuda a combater a asma?
A Natação facilita o controle da asma. É um fator a mais para ajudar as medicações. A partir do momento que a pessoa faz uma atividade física ela consegue desenvolver melhor a mecânica da musculação e isso facilita a tolerância aos sintomas da asma, como a falta de ar.

A recomendação é que na presença contínua desses sintomas, se procure um clínico geral ou um pneumologista para avaliar correntemente a situação.

Veja também: Os cuidados da asma