Usamos apenas 10% do nosso cérebro?

cerebro

Sabe aquela frase “usamos apenas 10% do nosso cérebro”, difundida em tudo o que é canto? Então, ela não passa de uma lenda. Ninguém sabe quem cunhou a expressão, mas alguns cientistas, como Barry Gordon, da Johns Hopkins School of Medicine, em Baltimore (EUA), dizem que pode ser culpa do psicólogo e escritor americano William James.

Em 1936 James escreveu o livro The Energies of Men (As Energia do Homem) e disse “estamos aproveitando apenas uma pequena parte de nossos recursos mentais e físicos possíveis”. Outros estudiosos também sugerem que pode ter sido Albert Einstein, que geralmente usava a expressão para explicar o motivo de ter uma inteligência tão superior a dos outros.

Há outro grupo ainda que atribui tal frase aos paranormais, que diziam que só usava 100% do cérebro quem fosse capaz de ler mentes, entortar garfos, levitar etc.

O fato é que não passa de uma mentira. Usamos praticamente todas as partes de nosso cérebro, garante Gordon em uma entrevista que deu para a revista Scientic American Mente Cérebro.

Quanto de saliva produzimos por dia?