Use com cautela remédio para osteoporose, diz Anvisa

Use com cautela remédio para osteoporose, diz Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou boletim pedindo cautela no uso dos bisfosfonatos, remédio para osteoporose. Segundo o órgão, não há evidências claras da efetividade do medicamento após três anos de uso.

A afirmação, divulgada no final do mês de março, confirma outra pesquisa, feita em 2011 pela Food and Drug Administration – agência que regula alimentos nos Estados Unidos .  O órgão americano afirmou na época, como a Anvisa salienta hoje, que os bisfosfonatos só funcionavam com fraturas de até três anos.

O boletim da Anvisa é um aviso aos médicos generalistas que tratam a osteoporose. Os especialistas, de acordo com o órgão, provavelmente já têm essa informação. Um dos remédios para osteoporose que pode substituir os bisfosfonatos é o ranelato de estrôncio.

A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, deixando-os fracos e deteriorados. Dados do Ministério da Saúde mostram que a doença afeta 10 milhões de pessoas no Brasil. No mundo, segundo a Fundação Internacional de Osteoporose, são 200 milhões de enfermos.

Se você tem osteoporose, converse com seu médico sobre a pesquisa divulgada pela Anvisa.

Veja como tratar a osteoporose!