Vacine-se contra a gripe

vainacaogripeA campanha de vacinação contra a gripe começou no Paraná e em todo o Brasil. A iniciativa, proposta pelo governo federal, visa imunizar gratuitamente gestantes, crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, mulheres que tiveram filho recentemente, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, índios, presos e doentes crônicos que já tenham indicação médica.

No Paraná, 2,9 milhões de pessoas têm direito à vacina, que será distribuída até o dia 22 de maio em todos os postos de saúde do estado. Quem faz parte do público-alvo e deseja ficar imune à gripe deve ir ao postinho mais próximo de sua residência. O estado pretende atingir de 95% a 98% do grupo prioritário.

A vacina, no entanto, demora por volta de 15 dias para fazer efeito. Por isso, é importante ir o quanto antes. No próximo sábado, dia 9 de maio, será o “Dia D” da campanha nos postos de vacinação do Paraná. Todos vão estar abertos e será feito um mutirão de vacinação, principalmente contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

Como se prevenir da gripe

A primeira dica sobre como se prevenir da gripe é a vacina. Tome, mesmo que você não faça parte do grupo de risco.

Procure, também, fazer uma dieta balanceada, com peixes, carnes magras, legumes, grãos, ovos e leite. Opte por alimentos com muitas vitaminas – em especial A, C e E – minerais e antioxidantes. Essas substâncias promovem o fortalecimento do sistema imunológico (responsável por nossa defesa).

Se você mora no sul do país, a prevenção contra gripe comum deve ser mais “ferrenha” ainda.  Em estações frias do ano, como o outono e o inverno, a transmissão do vírus da gripe – influenza – tende a aumentar por causa da aglomeração de pessoas.

Outra dica sobre como se prevenir contra gripe envolve roupas. Agasalhe-se bem. O choque térmico causado pelo encontro entre seu corpo (quente) e os pingos de água (gelado) pode lhe deixar mais propenso a contrair gripe.

Tome muito líquido. Evite fumar ou ficar perto da fumaça (passivo). Se fizer sol, pegue seus cobertores e os deixe tomar banho de sol (isso manda os ácaros para bem longe). Caso você esteja com gripe, use papel descartável para assoar o nariz e espirrar. Além disso, lave as mãos com frequência para não disseminar o vírus.

Veja também: Como prevenir crises alérgicas