Vai-se o outubro rosa, vem o novembro azul

outubrorosanovembroazul

O mês está acabando e com ele o maior destaque mundial para o câncer de mama. Porém, mesmo sem a grande visibilidade do outubro rosa, é importante lembrar-se de que qualquer mês e dia são tempos de cuidar-se. E sobre isso, uma das coisas mais importantes é fazer o autoexame. Quanto mais cedo for a descoberta do câncer, melhores são os resultados do tratamento.

autoexame-mama

Com o fim de outubro, ainda que o destaque ao tema deixe de ser tão intenso, ao menos tem início o novembro azul, mês em que a consciência é despertada para o câncer de próstata. Aqui no Brasil, ele é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele (esse também é o mais comum entre as mulheres). Estima-se que ao final de 2016 sejam detectados 61.200 novos casos de câncer de próstata, segundo dados do INCA.

prostata_1Localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto, a próstata é um órgão muito pequeno e com formato semelhante ao de uma maçã. Muitos homens podem apresentar algum tumor pequeno nessa região sem que isso seja uma ameaça à saúde. Porém, alguns tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se por outros órgãos, podendo até mesmo levar à morte.

Por isso mesmo, é importante que os homens acima de 50 anos (antes disso é praticamento raro) façam consultas periódicas a fim verificar, o quanto antes, se há o problema. Além disso, pesquisas já comprovam que hábitos saudáveis, como uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, bem como com reduzido consumo de gordura, ajuda a diminuir o risco do câncer.