Vantagens de ser doador de sangue

Doar sangue

Dando continuidade à comemoração do Dia Mundial do doador de sangue, que acontece na próxima sexta-feira, dia 14 de junho, vamos falar sobre as vantagens de ser um doador de sangue.

Fazer o bem

A primeira grande vantagem de ser doador de sangue é saber que você está salvando vidas. É um ato bondoso, que fará o bem ao outro e não fará nenhum mal a você – muito pelo contrário.

Excesso de ferro

Quando você doa sangue, você está tirando o excesso de ferro, o que desestimula a concentração dele em nosso organismo. O excesso do ferro, para você entender, facilita a criação de radicais livres, responsáveis por destruir nossas células.  Muito ferro no organismo também pode causar pressão alta.

Mais saudável

Quando você doa sangue, acaba queimando algumas calorias do corpo. Portanto, quem busca uma vida saudável, além de malhar, correr ou fazer outra atividade física qualquer, também pode ver a doação de sangue como prática para emagrecer.

Vantagens legais da doação de sangue

A lei dá alguns benefícios ao doador de sangue. O mais conhecido deles é um dia de folga no trabalho. Tramita na Câmera também um projeto de lei do deputado Luiz Argôlo (PP-BA) que coloca como critério de desempate em concursos públicos a doação de sangue. Em alguns estados o doador também tem descontos em programas culturais.

Veja também: Como ser um doador de sangue